HOMENAGEM AO C. R. VASCO DA GAMA

O RESGATE E A CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE UM GRANDE CLUBE FAZEM DO SEU PASSADO UM EXEMPLO E INCENTIVO PARA NOVAS CONQUISTAS.
ESTE BLOG PRESTA UMA HOMENAGEM AO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA E A TODOS OS COLECIONADORES QUE GUARDAM COM CARINHO A MEMÓRIA E AS GLÓRIAS DE UM DOS MAIORES CLUBES DE TODOS OS TEMPOS, ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DE IMAGENS DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO E ACERVO PARTICULAR.
NÃO PERCA, TODA A SEMANA, NOVAS IMAGENS SOBRE COLEÇÕES, ANTIGUIDADES E CURIOSIDADES DO C. R. VASCO DA GAMA.
SEJA UM MEMBRO SEGUIDOR DO MAIOR ACERVO DE COLECIONISMO VASCAÍNO.
O QUE ERA BOM, FICOU AINDA MELHOR.
BEM VINDO, ENTRE... A CASA É SUA!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Histórias do Clube de São Januário - 2

O FUTEBOL

Em 1899 houve uma dissidência no Vasco e um grupo de sócios, liderados pelos irmãos Couto, Francisco, Antônio, Adolfo, Alfredo e José (Juca), fundou o Clube de Regatas Guanabara. Em 1900 nova dissidência dentro do Vasco e mais um clube surgiu em consequência disso: o Clube Internacional de Regatas. Mas em 1916 chegou a vez do Vasco crescer mais um pouco, unindo-se a um clube de futebol, o Lusitânia, e aderindo ao association. O Lusitânia havia sido fundado em 1914, somente por elementos da colônia portuguêsa e em 1915 tentou filiar-se à Liga Metropolitana mas não foi atendido, devido a essa discriminação do seu estatuto; somente podiam ser sócios os portuguêses. Surgiu então a ideía da fusão com o Vasco da Gama, começando os entendimentos a 11 de novembro de 1915 e concretizando-se a 26 do mesmo mês e ano. Foi mantido o nome e o uniforme do Vasco da Gama e em 1916 o quadro de futebol vascaíno fêz sua estréia no campeonato da 3ª divisão da Liga Metropolitana, perdendo para o Paladino F. C. no campo do Botafogo, por 10 x 1. Adão Antônio Brandão, que tinha vindo do Lusitânia, marcou o tento de estréia do Vasco e o quadro formou assim: Antônio Azevedo, Frederico Sinselveker, Alvaro Sampaio, Vitorino Rezende, Antônio Bebiano Barreto, Augusto Azevedo, Adão Brandão, Oscar Guimarães, Mário Morais, Joaquim de Oliveira e Manuel de Oliveira.

A PRIMEIRA VITÓRIA
No mesmo ano de 1916, no dia 29 de outubro, o Vasco obteve a sua primeira vitória no futebol, derrotando por 2 x 1 a equipe da Associação Atlética River São Bento, no campo do São Cristóvão. A equipe vitoriosa formou assim: Ari Correia, Jaime Guedes, Augusto Azevedo, Vitorino Rezende, João Lamego, Manuel Batista, Adão Brandão, Cândido Almeida, Bernardino Rodrigues, Joaquim de Oliveira e Alberto Costa Júnior. Os goals foram de Cândido Almeida e Alberto Costa Júnior.

EXTRAÍDO DA REVISTA VASCO Nº 1/1971 - GRANDES CLUBES BRASILEIROS - RGE
Acervo Almanak do Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário